Curso Avulso

Defasagem de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – (Re)planejar para avançar

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 5 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Sobre o curso

Neste curso vamos refletir sobre as expectativas de aprendizagem e o que envolve a defasagem, diferenciando-a das dificuldades e da heterogeneidade esperadas nas salas de aula. As aprendizagens fundamentais expressas em documentos pedagógicos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), serão usadas como eixos estruturantes dessa reflexão, para a qual serão compartilhados estudos de caso e situações práticas que auxiliem o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental na recomposição da aprendizagem dos estudantes. 

 

O educador conhecerá propostas de como elaborar avaliações diagnósticas para que elas revelem os saberes dos alunos, auxiliando o docente a (re)planejar o trabalho pedagógico. 

 

Por fim, serão apresentadas estratégias metodológicas inovadoras, levando em conta os contextos remoto e presencial, como a personalização do ensino, a interdisciplinaridade e os agrupamentos produtivos, que podem ser incluídas no planejamento para combater à defasagem.

 

Objetivos de aprendizagem

 

Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de: 

  • compreender o conceito de defasagem e no que ele se diferencia de dificuldades de aprendizagens;
  • identificar as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver, para progredir em suas construções;
  • reconhecer a importância da avaliação diagnóstica, identificando saberes e defasagens dos alunos; 
  • fazer uso adequado dos resultados avaliativos para mapear as necessidades dos alunos;
  • planejar propostas que garantam a personalização do ensino, utilizando estratégias pedagógicas inovadoras e adequadas para a recomposição de aprendizagens dos estudantes em defasagem.

O que você vai aprender

  • Introdução
  • Conheça o percurso formativo
  • Conheça as autoras

Como você aprende

  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, desafios e exemplos práticos para que você possa refletir e aplicar os novos saberes, como: a realização de uma proposta de priorização curricular, o planejamento de uma avaliação diagnóstica e de situações didáticas inovadoras, com o uso de estratégias para auxiliar na recomposição de aprendizagens e no contínuo desenvolvimento de todos os alunos.
  • Videoaulas Vídeos das formadoras para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso.
  • Indicações de materiais Links de reportagens, artigos, cursos, planos de aula e vídeos do acervo de Nova Escola, além de indicações de livros, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.

Sobre os autores

Heloisa Jordão

Doutora e mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Bacharel em Letras (FFLCH-USP). Mais de 15 anos de experiência como professora do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e como formadora de coordenadores, professores de Língua Portuguesa e alfabetizadores de redes públicas paulistas.

Eliane de Siqueira

Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, magistrada pela CEFAM, é Mestre e Doutora em Ciências pela USP. Atua há 23 anos na Educação Básica, há 18 anos no Ensino Superior e há 6 anos na formação de professores em Guarulhos (SP). Produz materiais e recursos de aprendizagem para cursos na modalidade EaD (Ensino a Distância) e foi mentora nos times de autores de planos de aula da Nova Escola nos componentes de Ciências e Geografia

Parceria:

  • Credit suisse
  • Fundação Lemann
  • Fundação Telefone Oficial

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo