Curso Avulso

Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 60 horas
  • 4 meses para concluir
  • 2 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Gestão de Sala de Aula", de 110h e com 3 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Professores do ensino fundamental II

Sobre o curso

O curso é voltado para a gestão em sala de aula e suas inúmeras dimensões: desde a organização do espaço físico da sala de aula, do tempo didático previsto e das posturas dos alunos e professores, à autoavaliação e escuta como ferramentas para promoção de uma sala de aula mais harmoniosa.

 

A intenção é trazer para o professor reflexões sobre esse assunto, pautando o relacionamento interpessoal entre alunos e professor, bem como a organização da coletividade sem deixar de vista o trabalho com o conhecimento. Além disso, o curso traz relatos de casos reais, em busca de uma relação entre o que nós, professores, vivemos, escutamos e trazemos na nossa bagagem na sala de aula.  

 

No curso serão abordados os seguintes temas: gestão de tempo e espaço (e sua implicações metodológicas), com ênfase no papel do professor como mediador na construção da autonomia do aluno; análise de estratégias para um melhor planejamento de aula, com destaque para a escuta como instrumento para promover um ambiente democrático e, portanto, propício à aprendizagem.   

 

Objetivos de aprendizagem

 

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:  

- Refletir a gestão de sala considerando suas diversas dimensões. 

- Planejar sua aula levando em conta a sua intencionalidade.

- Compreender o papel da escuta no processo de estreitamento das relações entre professores e alunos.

- Planejar atividades que estimulem a escuta, a participação e o contexto democrático.

 

Bom curso!

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • O que é gestão de sala de aula?
  • Arranjos espaciais
  • Contrato didático
  • Relato de caso
  • Democracia, participação e escuta
  • Incidentes críticos
  • Planejamento como estímulo à autonomia
  • Planejamento como ferramenta de gestão
  • Avaliação: como construir rubricas
  • Sistematização
  • Atividade Final
  • Atividade Opcional
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre os autores

Harley Sato

Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrando na mesma instituição. Trabalha como formador de professores, coordenador de área em projetos de formação, autor de currículos norteados pela BNCC e livros didáticos de Física para os Ensinos Fundamental e Médio. Nos últimos anos, dedicou-se a entender melhor a gestão pedagógica dentro de um ambiente escolar ou corporativo de educação. Defende uma gestão com olhar formativo, que seja próxima ao professor e respeitando a sua individualidade.

Rodrigo Padilha

Rodrigo Padilha, Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrando em “Formação de formadores” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Formador de professores no ensino básico, atuando em escolas dentro e fora de São Paulo. Supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue, atuando também como professor nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC. É também autor do curso Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2 oferecido em Nova Escola.

Thais Ogeda

Thais Lucy Ogeda de Faria é bacharel e licenciada em Química pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Ciências Universidade de São Paulo. Atualmente, cursa especialização em Ensino de Ciências e Pluralidades, pela Universidade Federal do Paraná. Já desenvolveu a expografia de diferentes exposições científicas interativas, foi formadora de professores na disciplina de Ciências e coordenou projetos socioeducativos. Atualmente, escreve e revisa capítulos didáticos para editoras parceiras e leciona aulas na disciplina de Química no Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo