Curso Avulso

Planejamento dos espaços da Educação Infantil: como organizar ateliês

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 40 horas
  • 4 meses para concluir
  • 0 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Rotina, Espaços e Relação com as Famílias", de 80h e com 3 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Educação Infantil

Sobre o curso

Este curso tem a intenção de mostrar às professoras e professores a importância do planejamento intencional dos espaços na sala de referência das crianças de forma a garantir que elas, efetivamente, tenham contemplados os seus direitos de aprendizagem propostos na BNCC.   

 

Primeiramente serão apresentados os direitos de aprendizagem da BNCC relacionando-os com a organização dos espaços de trabalho das crianças. Posteriormente, será apresentada a proposta de organização da sala por meio de ateliês.

 

Será feita uma breve apresentação da Pedagogia Freinet, a qual embasa teoricamente esta proposta, e serão apresentados alguns dos ateliês de trabalho das crianças, destacando as intervenções do professor e os materiais disponíveis nos ateliês, os quais devem ser planejados pelo professor e sempre considerar a criança (seus dizeres, ações, etc.) nesse planejamento.     

 

Objetivos de aprendizagem

 

Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de:

 

  • Reconhecer a importância da organização dos espaços das salas das crianças na Educação Infantil.  
  • Planejar o espaço da sala das crianças de forma intencional. 
  • Organizar o espaço da sala de referência das crianças, fundamentando-se nos direitos de aprendizagem propostos pela BNCC. 
  • Fazer uso de ateliês com o intuito de desenvolver a cooperação, solidariedade e autonomia das crianças. 

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • Os ateliês como espaços de aprendizagem alinhados à BNCC
  • Reflexão da prática: a organização dos ateliês
  • Perguntas e respostas
  • Aula exclusiva: Preparação, interação e avaliação em cada ateliê
  • Atividades para bebês e crianças bem pequenas
  • Perguntas e respostas
  • Na prática
  • Sistematização
  • Avaliação final
  • Ferramentas e materiais para download
  • Pesquisa de Satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre os autores

Evandro Tortora

Professor de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas, licenciado em Pedagogia e Matemática e doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP  de Bauru/SP. Além da docência na Educação Infantil, tem experiências como professor nos cursos de Pedagogia e Matemática. Junto à Nova Escola, participou do time de autores de planos de atividade para Educação Infantil, é colunista de Educação Infantil do site de Nova Escola e desenvolve ações para formação continuada de professores.

Roseane Daminelli Gomes

Psicóloga, com especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela PUC-Campinas. Experiência em atendimento psicoterapêutico e em cursos de formação de professores. Professora aposentada de Educação Infantil.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Planejamento dos espaços da Educação Infantil: como organizar ateliês

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo