COMBO VALE MAIS

Especial Jogos

Jogos de Língua Portuguesa, Matemática e História para dinâmicas em sala de aula

100% Grátis

  • 4 cursos com até 40 horas cada
  • 120 dias para conclusão
  • 0 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Fundamental I

Sobre o curso

O Combo de Especial Só Jogos une quatro cursos completos sobre o tema. Em cada um, você irá aprender:

Curso 01: Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Os jogos podem ser eficientes recursos didáticos no ensino da Língua Portuguesa. Tanto para as turmas de alfabetização quanto para os anos seguintes, são aliados do professor para as propostas relacionadas à aquisição do sistema alfabético de escrita, ortografia, oralidade, produção de texto ou leitura. Para os alunos, são envolventes, desafiadores, uma prática social bem-vinda na escola e uma forma de adquirirem habilidades e competências na Língua Portuguesa

Curso 02: Jogos matemáticos para melhorar a aprendizagem no Fundamental I

Você vai aprender como fazer para um trabalho com jogos com base no planejamento de aula, proposto pelo professor Fernando Barnabé, que leva em conta as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Curso 03: Jogos matemáticos para o Ensino Fundamental I

Neste segundo curso, o professor Fernando Barnabé traz novos exemplos de jogos para o ensino da matemática. Você vai entender o que deve ser considerado na escolha de um jogo e como ele pode ser um recurso eficiente e potencializador, capaz de desenvolver as habilidades propostas na BNCC e também vai conhecer as relações entre Matemática e outras áreas do conhecimento

Curso 04: Jogos para o ensino de História alinhados à BNCC

O curso ajudará os educadores a planejar aulas de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC com um método de três etapas: contextualização (aproxima a habilidade ou competência da realidade da turma); problematização (insere práticas que utilizam fontes históricas para a análise dos alunos); e sistematização (o aluno aplica o que aprendeu e é avaliado).

A metodologia contempla pontos importantes da Base, como o trabalho com fontes e a “atitude historiadora”. Além disso, será explorado como avaliar se as práticas estão sendo eficazes

O que você vai aprender

  • Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental
    40 horas
  • Jogos matemáticos para melhorar a aprendizagem no Fundamental 1
    10 horas
  • Jogos matemáticos para o Ensino Fundamental 1
    10 horas
  • Jogos para o ensino de História alinhados à BNCC
    30 horas
Certificados de 10h à 40h!
Começar agora

a trilhas Especial Jogos

Como você aprende

  • Vídeo aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares
  • Materiais complementares Textos, entrevistas, artigos, referências bibliográficas, etc
  • Ferramentas Textos e Jogos em PPT e PDF para aplicar em sala de aula

Sobre os autores

Maria Grembecki

Formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Trabalhou como professora de Educação infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental entre 1996 e 2008. Cursou especialização em alfabetização pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Realizou formação de professores e coordenadores e também participou da produção de diversos materiais em educação, dentre eles o Projeto Trilhas, e coordenou o desenvolvimento de materiais, portais e cursos de EAD pelo Instituto Natura. Atualmente é colaboradora do Laboratório de Educação e Coordenadora da Escola de Educadores.

Sheila Cristina da Silva Barros

Professora das Redes Municipais de Ensino de Recife e Jaboatão dos Guararapes (PE), atuando no ciclo de alfabetização do município de Jaboatão e como professora mediadora no processo de formação de professores e professoras pela Rede de Ensino de Recife. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), com especialização em Alfabetização pela Faculdade Frassinetti do Recife (2011).

Telma Ferraz Leal

Pesquisadora produtividade do CNPq, atua como professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro de Educação, e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Doutora em Psicologia pela UFPE, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Buenos Aires.

Fabrício Ferreira

Professor da rede estadual de São Paulo e mentor do Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), onde atuou como professor formador do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Possui Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Ensino Médio pela Unesp e Licenciatura em Matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. Professor dessa mesma instituição nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia e do Centro Universitário Unifafibe no curso de Pedagogia.

Fabrício Teixeira

Professor da rede estadual de São Paulo e mentor do Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), onde atuou como professor formador do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Possui Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Ensino Médio pela Unesp e Licenciatura em Matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. Professor dessa mesma instituição nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia e do Centro Universitário Unifafibe no curso de Pedagogia.

Fernando Barnabé

Professor com experiência em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior e especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino e atua na formação de professores em todo o país.

Jair Ferreira

Atua há 19 anos em sala de aula como professor de História no ensino básico, tendo atuado nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. Há 18 anos acumula sua atuação na rede particular com os encargos da rede pública do estado de São Paulo. É licenciado em História pela UNIFIEO e pós graduado em ensino de História pela Unicamp.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Especial Jogos

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo